quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Criar ou Jogar Palavras Cruzadas Temáticas?



Palavras Cruzadas em Jornais
Palavras Cruzadas em Jornais
Palavras Cruzadas antigamente era apenas um jogo para idosos em jornais , de preferência, aos domingos (dia mundial do tédio). Hoje, as famosas cruzadinhas atingem também os jovens, crianças e adultos. Pois  Palavras Cruzadas são jogos que não tem idade! Assim como é com o nosso corpo, qualquer época da vida é bom exercitarmos o nosso cérebro.

Como seria o processo de elaborar palavras cruzadas? Afinal, criar palavras cruzadas temáticas é algo complicado mesmo? E se fosse possível montar palavras cruzadas homenageando aquele meu artista predileto ou desenvolver palavras cruzadas selecionando os tweets mais engraçados da minha time-line? Como ficaria o resultado?

Sim, fazer tudo isso na mão dá muito trabalho! Organizar palavras dentro de uma grade limitada e cruzar palavras relacionadas ao mesmo tema pode dar uma canseira danada. Mas... para quem quer se arriscar a criar seu próprio jogo online recomendo um programa 100% nacional e gratuito que é uma mão-na-roda:

Palavras Cruzadas Kurupira
Software Palavras Cruzadas Kurupira
Palavras Cruzadas Kurupira 1.0 é um software completo para gerar palavras cruzadas offline ou online. Com poucos cliques e sem esforço você compartilha palavras cruzadas  Além de criar, você pode jogar milhares de palavras cruzadas separadas por assunto: Diversão, Filosofia, Sociedade, Relacionamento.... enfim, é palavra cruzada que não acaba mais!

Para se ter uma ideia, esse site Palavras Cruzadas Online disponibilizou centenas de cruzadinhas montadas exclusivamente com esse software.  Alguns professores ao invés de seguirem o tradicional que seria escolher um tema e gerar palavras cruzadas para os seus alunos, estão incentivando os próprios alunos a usarem a criatividade e trocar jogos de palavras cruzadas entre si através do Palavras Cruzadas Kurupira 1.0. Muito legal essa iniciativa!

Além de ser de graça e em português, um ponto inovador nesse software é que ele permite criar palavras cruzadas automaticamente baseadas em frases de autores famosos ou anônimos. Dessa forma, as cruzadinhas geradas pelo Kurupira permitem ampliar vocabulário, exercitar a memória, e ainda, conhecer novos autores, frases interessantes e treinar a interpretação de texto. Veja esse exemplo obtido do Palavras Cruzadas Online, onde frases divertidas do Millor Fernandes formam um jogo divertido e cultural: Palavras Cruzadas Millor Fernandes


Mais um ponto positivo é que as Palavras Cruzadas Kurupira possuem uma base de frases em Português e em Inglês. Sendo assim, a ferramenta pode auxiliar no reforço do idioma inglês. Porém, é um modelo de jogo mais recomendado para quem está em níveis mais avançado do inglês, pois exige vasto conhecimento do vocabulário e boa interpretação.

Imagine se isso fosse expandido entre várias escolas Brasil afora? Diversas Palavras Cruzadas feitas por alunos das redes públicas ou pelos professores de várias disciplinas, geraria uma base de conhecimento aliada a diversão realmente útil ao ensino lúdico brasileiro. Concorda? O que acha dessa ideia?


E você? Fez algumas palavras cruzadas interessantes? Elaborou cruzadinhas divertidas? Compartilhe o seu trabalho conosco!
Criando palavras cruzadas temáticas
Que tal criar suas próprias palavras cruzadas temáticas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário